PARTICIPAÇÃO MOTIVACIONAL POR PARTE DO DOCENTE EM FÓRUM DA DISCIPLINA DIFERENÇA E ENFRENTAMENTO PROFISSIONAL NAS DESIGUALDADES SOCIAIS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Autores

  • Palloma Lopes de Melo
  • João Ítalo Mascena Lopes
  • Gabriela Teles
  • Thayana Brunna Queiroz Lima Sena
  • Robson Carlos Loureiro
  • Luciana de Lima

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a participação motivacional por parte do profissional acadêmico sobre o discente no fórum da disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais para uma compreensão mais satisfatória quanto sua ação de motivar o estudante. Mas será que estes profissionais da pedagogia estão dedicando-se o suficiente, utilizando este método da motivação para obterem bons resultados quanto ao interesse de seus alunos? A motivação é o impulso que faz as pessoas agirem a fim de alcançarem seus objetivos. Assim, através de um diálogo mais acolhedor, atencioso, de atividades mais didáticas, é possível aprimorar o interesse de cada estudante e a própria docência do educando. De caráter qualitativo, esta pesquisa foi realizada baseada nos dados coletados no fórum de Educação Ambiental da disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais; dados estes relacionados a mensagens de motivação do professor para com o aluno. Após o término, ocorreu observação e ponderação do fórum para se ter acesso às mensagens de motivação remetidas pela professora. Cada uma destas mensagens foi anotada. Foram duas turmas que passaram por este processo de análise e cada uma teve um resultado distinto, porém não tão distantes um do outro. Teve-se em média cinco mensagens motivacionais à turma onze, e, seis à turma doze. Eram elogios, avisos influentes, e a participação dos estudantes foi considerável – um pouco mais intensa na turma doze – mas a ação motivacional por parte do docente nas duas turmas encontrou-se, ainda, pouco atuante, apesar de existente. O impacto positivo que a motivação causa no estudante ainda é, muitas vezes, desconhecido e assim, a prática motivacional torna-se pouca ou mesmo nula por parte do profissional acadêmico. Mas a motivação pode ser considerada um dos principais fatores responsáveis pela qualidade e pelo êxito da aprendizagem escolar.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

III Encontro de Tecnodocência