RELAÇÃO ENTRE PARTICIPAÇÃO DOCENTE E DISCENTE EM FÓRUM DE DISCIPLINA A DISTÂNCIA
Resumo
O objetivo deste trabalho é averiguar as implicações da participação Docente em fóruns de disciplina à distância, ofertada na Universidade Federal do Ceará (UFC), no semestre de 2017.1. A modalidade de Educação a Distância (EaD) tem se incorporado na realidade escolar, principalmente em disciplinas ofertadas em cursos de Ensino Superior. Isto promove mudanças nas relações estabelecidas entre professores e alunos. Deste modo, este contato requer metodologias diferenciadas, considerando que as práticas docentes são essenciais para o encaminhamento dos alunos para a aprendizagem. Esta pesquisa, de abordagem quali-quantitativa, dividiu-se em três momentos: planejamento, coleta de dados, análises e discussões. Inicialmente, pesquisaram-se produções bibliográficas que abordassem a temática EaD e a atuação docente. A partir disso, traçou-se o escopo da pesquisa. Posteriormente, fez-se a coleta de dados, em uma turma de alunos da disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais, ofertada pela UFC em 2017.1. Foram analisados dois fóruns, com participação de dois professores. Deu-se enfoque para as postagens dos professores e como estas influenciavam na participação dos alunos. Por fim, compilaram-se os dados obtidos por meio de tabelas com a quantidade de postagens e a participação dos alunos em relação à dinâmica ofertada pelo professor. Constatou-se que no fórum em que a professora participou efetivamente houve maior número de participações dos alunos. Percebeu-se que, apesar de algumas postagens gerarem diálogo, não era sempre que pareciam estar conectadas. No fórum em que a professora teve menor participação, os alunos escreveram apenas o que foi solicitado nas atividades. Esta conjuntura reafirma a importância da mediação docente, seja em ambientes presenciais ou à distância. Pretende-se dar continuidade a este trabalho com mais pesquisas que envolvam a temática utilizando-se a mesma disciplina.Publicado
2017-11-08
Edição
Seção
III Encontro de Tecnodocência
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