USO PEDAGÓGICO DE RECURSOS DIGITAIS EM FÓRUNS DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • JoÃo Ítalo Mascena Lopes
  • Thayana Brunna Queiroz Lima Sena
  • Gabriela Teles
  • Palloma Lopes de Melo
  • Robson Carlos Loureiro
  • Luciana de Lima

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar a utilização pedagógica de recursos digitais em fóruns de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) no decorrer da disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais ofertada pela Universidade Federal do Ceará no semestre de 2017.1 na modalidade de Educação a Distancia (EaD) para alunos da graduação presencial, ocorrendo no Ambiente Virtual de Aprendizagem Solar. O avanço e os desenvolvimentos tecnológicos impulsionaram e estão transformando a maneira de ensinar e de aprender. Os AVAs estão sendo cada vez mais utilizados no âmbito acadêmico como uma opção tecnológica para atender esta demanda educacional. Consistem em mídias que utilizam o ciberespaço para veicular conteúdo e permitir interação entre professor e aluno no processo educativo. Contudo, a qualidade do processo educativo depende do envolvimento do aprendiz, professores, tutores, monitores e assim como das ferramentas e recursos tecnológicos utilizados no ambiente. Foi analisada a Turma 3 no fórum sobre Filosofia da Diferença com a temática: “Diferença como qualidade do que é diferente”. A turma era composta por 33 alunos, e teve um total de 76 postagens. Destes, apenas 4 alunos e o Professor, utilizaram vídeos, que se relacionavam com o conteúdo que estava sendo abordado; 2 dessas postagens tiveram comentários de outros alunos de forma positiva, porém, como o restante da turma, limitaram-se a pequenos textos. Tais recursos e ferramentas, se disponibilizados e utilizados corretamente, permitem que os participantes os utilizem para a interação, a colaboração e o suporte do processo de ensino e aprendizagem. Pretende-se dar continuidade a essa pesquisa avaliando a utilização desses recursos no decorrer da disciplina.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

III Encontro de Tecnodocência