A APLICABILIDADE DA ANALISE DE REDES SOCIAIS (ARS) NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.

Autores

  • Robson Wesley de Sousa Pereira
  • Carine Santos Silva
  • Gabriela Belmont de Farias
  • Gabriela Belmont de Farias

Resumo

O acesso à informação na comunidade científica por muito tempo foi feito pelos meios mais comuns de pesquisa, como livros, periódicos, anais de eventos, teses e dissertações. Com o advento da tecnologia no final do século XX e no começo do século XXI, surge como um novo mecanismo de promoção da democratização da informação acadêmica e cientifica o Repositório Institucional, constituído na internet, pelo compartilhamento online de produções acadêmicas e científicas de várias áreas do conhecimento deixando ao alcance, de toda comunidade, tal produção acadêmica, quebrando barreiras geográficas, financeiras e hierárquicas. No âmbito universitário cearense, a Universidade Federal do Ceará destaca-se por ter um Repositório Institucional com várias publicações, principalmente no âmbito da pós-graduação. A fim de melhorar sua usabilidade e visibilidade, do RI, iniciou-se uma pesquisa, para se identificar uma ferramenta que auxiliasse na compreensão do grande fluxo de informação encontrado dento do RI. Essa pesquisa nos direcionou a ARS (Análise de Redes Sociais) que é um método de pesquisa desenvolvido inicialmente pelas Ciências Sociais, contudo vem sendo usada em outras áreas do conhecimento, tendo assim um crescimento continuamente nos últimos 30 anos. É um processo que pode ser utilizado para mapear e estudar redes de relacionamentos entre pessoas, grupos, organizações etc., é capaz de identificar e analisar o fluxo de informações entre seus elos (participantes). Com esse trabalho esperasse ser possível explanar e explicar as possíveis aplicabilidades de tal ferramenta nos Repositórios Institucionais, mostrando suas estruturas e relações. Para alcançar tais metas serão empregados como meios investigativos, uma pesquisa exploratória. Pretende-se ainda que, através desse conhecimento, a utilização dessa ferramenta no Repositório Institucional da UFC seja viabilizada.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica