A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA O APRIMORAMENTO DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA

Autores

  • Jorge Luiz Bandeira Souza
  • Mylenne Borges Jácome Mascarenhas
  • Marta Maria de Franca Fonteles

Resumo

INTRODUÇÃO: Está contemplada nas novas diretrizes do curso de Farmácia que a formação do farmacêutico deve ser humanista, crítica, reflexiva e generalista, onde os cenários de práticas diversificados, inseridos na comunidade e nas redes de atenção à saúde, pública e/ou privada, devem ser caracterizados pelo trabalho interprofissional e colaborativo; o que denota a necessidade de maior envolvimento entre os cursos da área de saúde. Com esse intuito a disciplina de farmacologia Aplicada inseriu a enfermagem no processo de formação dos novos farmacêuticos, auxiliando no processo de cuidado do indivíduo, família e comunidade. OBJETIVOS: Descrever práticas desenvolvidas no laboratório de Habilidades Clínicas e de comunicação do Curso de farmácia da UFC com a participação de acadêmico e profissional de enfermagem. METODOLOGIA: Foram realizadas três práticas sobre a administração de medicamentos com a participação de um acadêmico de enfermagem e uma oficina do PET-Farmácia, sobre administração de injetáveis, ministrada por uma enfermeira em parceria com a farmacêutica responsável pelo laboratório, para um total de 30 alunos do curso de Farmácia. Elaborou-se no final da disciplina, uma avaliação prática para analisar o aprendizado dos alunos durante o semestre. O processo foi composto por 3 etapas: 1. Leitura de caso clínico; 2. Realização de procedimento clínico especificado no caso, utilizando manequins; 3. Avaliação por preceptores através de check-list, sendo calculada a nota a partir de critérios estabelecidos para cada item. RESULTADOS: Dos 37 alunos, 22 (62.16%) obtiveram rendimento de 100%, 1 (2.7%) obteve rendimento de 90%, 13 (35.13%) obtiveram rendimento de 80% e 1 (2.7%) obteve rendimento de 70%. Não houve alunos com rendimento inferior a 70%.CONCLUSÃO: A interação entre Farmácia e Enfermagem prima pelo partilhar diferenciado do conhecimento em relação ao cuidado, com troca de experiências e incremento das habilidades clínicas na área de Farmácia.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica