ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Therlyton Moreira Fonteles
  • Luana Nunes de Souza
  • Ícaro Ben Hur Moreira Pinto Menezes
  • Hugo Maciel Coelho
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

É cada vez mais necessária e importante a realização de avaliação e acompanhamento do processo formativo no âmbito do ensino superior. Esta se constitui como um consenso no contexto educacional em todos os níveis de ensino. A avaliação tem sido considerada uma ferramenta importante que permite analisar os problemas no intuito de identificar fatores que venham a gerar mudanças e assegurar a qualidade da oferta dos projetos formativos de graduação. O objetivo desta pesquisa recai no contexto da avaliação, e visa analisar os fatores que impactam a evasão do Curso de Educação Física do Instituto de educação Física e esportes no período de 2012 a 2016. Os objetivos específicos são: levantar dados dos alunos evadidos; conhecer as causas que ocasionaram a evasão; identificar as formas de ingresso na Universidade dos alunos evadidos; verificar como a evasão ocorreu nas diferentes formas de ingresso no Curso. A pesquisa se caracteriza como um estudo de casos múltiplos. Utilizaremos como instrumento de pesquisa um questionário que será enviado por email para os estudantes que abandonaram o curso ou que deixaram de realizar matrícula pelo menos a dois semestre. Partimos do pressuposto que os fatores que levam à evasão podem estar relacionados à falta de identidade com o curso, uma vez que há duas formações distintas: a licenciatura e o bacharelado e isto pode gerar uma falta de conhecimento dos ingressantes, levando-os a desistirem quando passam a conhecer as duas formações. Outro fator está relacionado à escolha do curso não ser a primeira opção do ENEM, o que faz com que ao aparecer uma oportunidade na primeira opção do curso pretendido, o estudante abandona a segunda opção. Temos ainda os fatores relacionados às questões econômicas e sociais, como ingresso em trabalho para manutenção própria. Esperamos com o estudo contribuir para identificar e sanar as dificuldades encontradas pelos estudantes de maneira a reduzir os atuais índices de evasão.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica