AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO CEARÁ

Autores

  • Benjamin Arquelano Nascimento Santos
  • Felipe Estevam da Silva
  • Alcides Fernando Gussi

Resumo

O projeto Avaliação de Políticas Públicas no Ceará, coordenado pelo Dr. Prof. Fernando Alcides Gussi, tem como objetivo geral realizar um estudo sobre as políticas públicas no Ceará por meio de uma análise da produção discente do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP/UFC), notadamente, sobre as 171 dissertações defendidas pelos alunos do Programa no período de 2005 a 2016. Considerando que representam um inventário avaliativo das políticas públicas no Ceará, situadas no debate mais amplo do campo epistemológico, teórico e metodológico da avaliação, essas dissertações constituem avaliações substantivas de políticas públicas, de caráter social, de diferentes setores (educação, saúde, desenvolvimento, dentre outros). O Projeto considera, analiticamente, o estudo da avaliação das políticas públicas, realizadas no MAPP, por meio de cinco dimensões: (i) objetivos e pressupostos da avaliação; (ii) marcos teóricos; (iii) categorias analíticas específicas à política avaliada; (iv) metodologias utilizados; (v) resultados alcançados e produção de indicadores; (vi) o lugar epistemológico do avaliador. Partindo dessas dimensões, realiza-se uma pesquisa da produção discente que consiste no levantamento, classificação, leitura orientada, sistematização e análise das dissertações, com aportes comparativos dentro de um mesmo setor e entre setores das políticas e programas avaliados. Analisando, de forma comparativa, o alcance analítico e metodológico das avaliações realizadas no MAPP para a compreensão dos resultados e impactos advindos da implementação de políticas e programas, nos últimos dez anos, no Ceará. Como resultado inicial, sistematizou-se as 171 dissertações, classificando-as por setores da política e palavras chaves. Nesse momento, a pesquisa iniciou-se com a leitura analítica de dissertações do setor da educação (48) dissertações do total, que abordam o assunto, dividindo-as de acordo com o direcionamento das políticas públicas educacionais analisadas.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica