ESTUDO A CERCA DA RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, RELATOS E APRENDIZAGENS DOS INGRESSANTES EM BACHARELADO E LICENCIATURA DO PERÍODO NOTURNO.

Autores

  • Hugo Maciel Coelho
  • Luana Nunes de Souza
  • Ícaro Ben Hur Moreira Pinto Menezes
  • Thêrlyton Moreira Fonteles
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

O trabalho tem como objetivo relatar as experiências dos alunos ingressantes no curso de Educação Física ofertado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como a importância da disciplina de Introdução ao Curso. A pesquisa está sendo desenvolvida através da elaboração de relatos e trabalhos pelos discentes que, após a apresentação da disciplina, tiveram como trabalho final, a tarefa de redigir um artigo sobre as aprendizagens desde o ingresso na Universidade ao período de término da disciplina. Consultas entre responsáveis por cada turma e reuniões semanais para discussão de temas também estão sendo aplicadas para o desenvolvimento do projeto. Entre os objetivos específicos da pesquisa, destacam-se: a) Estudo da evasão do curso de Educação Física. b) Dificuldades encontradas pelos alunos ao ingressarem na UFC. c) Interação entre novatos, veteranos e professores do curso de Educação Física (Bacharelado/Licenciatura). d) Adaptação e recepção dos novos alunos ao Campus do Pici e à Universidade em geral. e) Importância da disciplina de Introdução ao Curso aos alunos ingressantes. O estudo, motivado pelo Projeto Inter-Ações na Perspectiva do Formar-Ser, visa melhor desenvolvimento pessoal e profissional para o aluno de Bacharelado e/ou Licenciatura no curso de Educação Física, buscando a consolidação da identidade profissional e melhor desempenho nas respectivas áreas de atuação dos futuros especialistas em Educação Física. Os resultados iniciais indicam que a disciplina de Introdução ao Curso tem possibilitado aos ingressantes um melhor reconhecimento com o curso e ampliação dos conhecimentos sobre os diferentes setores da Universidade.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica