IMPORTANCIA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A UNIVERSIDADE E AO CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA NA VIDA ACADEMICA DE ALUNOS DO PRIMEIRO SEMESTRE DE EDUCAÇÃO FISICA
Resumo
O presente estudo tem como objetivo apresentar a análise do percurso de discentes do semestre 2017.1 de Educação Física da turma do Diurno, em relação as aulas de Introdução a Universidade e ao Curso, suas experiências, aprendizados durante a disciplina e ideias que ajudem a melhorar as próximas aulas a serem ministradas para os próximos semestres. O estudo foi realizado com a turma de Educação física, ingressante em 2017.1 do Diurno da Universidade Federal do Ceará. Para a obtenção desses relatos foi realizado um trabalho final na própria disciplina de introdução ao curso, onde por meio de um artigo em forma de relato de experiencia o discente optaria por seu tema de maior interesse dentro da universidade, relataria suas vivências durante o semestre, dentro e fora da disciplina, como ela contribuiu para sua vida acadêmica e como poderia melhorar. A pesquisa identificou a unânime aprovação sobre a obrigatoriedade da disciplina no currículo do recém-ingresso ao curso, por apresentar as amplas oportunidades que a Universidade apresenta e ajudar na transição dos alunos que vieram direto da escola para a universidade, como uma maneira de ajudar a adaptar-se, no entanto discentes que já cursaram outra graduação também reconheceram a importância da disciplina. A pesquisa identificou como assuntos de maior interesse o desporto universitário, o Restaurante universitário e as bolsas que são oferecidas, por ajudarem na permanência com a graduação, além disso, foram analisados métodos, a partir da perspectiva dos discentes, para a melhoria da disciplina que será ministrada para os próximos calouros. Concluímos que a disciplina de Introdução ao Curso possibilita o aluno a conhecer a amplitude, não só geograficamente, do ambiente onde passarão os próximos anos, possibilitando uma vivencia mais completa, além de ajudar ao discente que está em sua primeira graduação a adaptar-se com os novos costumes de um universitário.Publicado
2017-11-08
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.