INTERAÇÕES DAS TARTARUGAS MARINHAS COM O HOMEM: PRINCIPAIS AMEAÇAS E ESTUDO DA CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE LOCAL
Resumo
No ambiente marinho existem sete espécies de tartaruga marinha, das quais apenas duas não possuem registro na costa brasileira. A área de estudo está focada no litoral oeste do estado do Ceará, localizado especificamente no litoral do município de Caucaia – CE, região metropolitana de Fortaleza – CE. Com uma recente descoberta (através de monitoramento visual de alunos da Universidade Federal do Ceará, participantes do projeto Interpesca/UFC) de praias como Cumbuco, Icaraí e Tabuba sendo utilizadas para desova de espécies de tartaruga marinha, surge a preocupação de como sucederá a interação destes animais com o homem. Nenhuma ameaça natural isolada é capaz de representar perigo de extinção para as tartarugas marinhas (por ser um animal que não possui predador natural), no entanto é um animal com grande ameaça de extinção nos dias atuais. Como principal causa está a interferência humana em algum estágio do ciclo de vida dos indivíduos. A ocupação humana concentrada na zona costeira é característica desde a época da colonização, com grande parte da produção econômica do país e mais da metade da população residindo nessa área. São várias as ameaças antrópicas que podem causar risco às tartaruga em seu ambiente (como a pesca, tráfego de carros e pessoas, zona de lazer, entre outros). Este trabalho visa buscar as causas encontradas na região do litoral de Caucaia – CE e fazer um estudo preliminar acerca da percepção da população local sobre as ameaças infligidas às tartarugas marinhas presentes nas praias mencionadas.Publicado
2017-11-08
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.