PERFIL DE PACIENTES QUE PROCURAM E RECEBEM ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA PELA LIGA DE FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA

Autores

  • Danielle Magalhaes Rodrigues
  • Sofia Queiros Vieira
  • Lidiane Andrea Oliveira Lima

Resumo

Introdução: Desde 2015 o Projeto de Extensão Grupo de Fisioterapia Neurológica da Universidade Federal do Ceará (FISIONEURO) atua em adultos com disfunções neurológicas visando a mudança nos hábitos de vida e a diminuição do acometimento físico e funcional.Visto que a procura por atendimentos está crescendo e em decorrência disso gerando uma lista de espera, gerou-se a necessidade de analisar o perfil desses pacientes e assim entender os motivos de tal fenômeno. Objetivo: Expor a quantidade e o perfil das disfunções neurológicas dos pacientes que procuraram atendimento e dos que foram atendidos pela Liga FisioNeuro. Metodologia: Realizou-se uma análise quantitativa sobre as disfunções neurológicas dos pacientes que entraram em contato com a Liga no período de abril de 2016 a maio de 2017, do total de pacientes que procuram o Projeto e a proporção que foram atendidos e permaneceram em fila de espera, expostos em gráficos e tabelas. Resultado: Desde 2015 o Projeto Liga Fisioneuro promove assistência a pacientes com disfunções decorrentes de doenças neurológicas, sendo atendidos desde 2015 31 pacientes. Observou-se que, dos 182 pacientes que procuraram a Liga em 2016 e 2017, 70% foram contatados, sendo 33,0% possuem sequelas decorrentes de AVC; 25,8% apresentam Parkinson e 10,4% possuem outras disfunções neurológicas. Constatou-se que 7% desistiram do atendimento e apenas 15% dos indivíduos foram de fato atendidos, permanecendo 85% na fila de espera. Conclusão: As doenças mais frequentes dos pacientes que procuram a Liga e dos que estão em atendidos são Parkinson e AVC. Foi observado que o número de pacientes da lista de espera é muito superior ao número de pacientes que são atendidos, e que alguns chegam a desistir do atendimento pelo tempo de espera ou optaram por atendimentos particulares, sendo necessário melhor infraestrutura e mais bolsistas atuando no atendimento para mudar essa realidade.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica