PESQUISA TRANSLACIONAL: AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DE ESTUDOS PRÉ-CLINICOS COMPORTAMENTAIS NA ÁREA DE NEUROPSICOFARMACOLOGIA PARA A PRÁTICA CLÍNICA
Resumo
Introdução: A pesquisa translacional consiste num estudo interdisciplinar que visa acelerar a troca bidirecional entre ciência básica e clínica para mover os achados de pesquisa básica do laboratório para ambientes aplicados envolvendo pacientes e populações. Os estudos comportamentais com animais de laboratórios possibilitam a descoberta e aplicação de novos conhecimentos na área clínica. No campo da neuropsicofarmacologia, os testes comportamentais pré-clinicos permitem o estudo de fármacos que agem no sistema nervoso central (SNC) e seus efeitos no combate ou indução de doenças como depressão, ansiedade e Alzheimer. Objetivos: Delinear a importância da pesquisa translacional tendo como embasamento, estudos neurocomportamentais em animais de laboratório. Metodologia: Para a realização desse trabalho foi necessário o acompanhamento de vários testes comportamentais realizados com animais no laboratório de Neuropsicofarmacologia da Universidade Federal do Ceará em estudos envolvendo os fármacos: liraglutida, meropenem e cisplatina e seus efeitos no SNC. Os testes comportamentais acompanhados foram: Reconhecimento de Objeto Novo (NOR), Esquiva passiva (EP) e Nado Forçado que avaliam, respectivamente, memória espacial, memória aversiva e depressão. Resultados: Observou-se que o meropenem foi capaz de precipitar crises convulsivas nos animais quando administrado em doses elevadas e que a cisplatina causou efeitos negativos no SNC dos animais testados, afetando funções importantes, como a memória. Já a liraglutida apresentou-se benéfica para o SNC uma vez que, através dos resultados dos testes comportamentais realizados, constatou-se que ela foi capaz de melhorar a cognição dos animais testados. Conclusão: Diante disso, a pesquisa translacional na área de neuropsicofarmacologia é de grande importância, uma vez que os estudos pré-clínicos neurocomportamentais constituem uma base indispensável para o entendimento e aplicação de novos conhecimentos na prática clínica.Publicado
2017-11-08
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.