ANÁLISE DE FIBRA ALIMENTAR: UM BREVE HISTÓRICO
Resumo
O presente trabalho visa descrever um breve histórico sobre a análise de fibra alimentar e seus métodos, utilizando-se de uma revisão de literatura. Muitos cientistas definiram o termo fibra ao longo da história. No século XVII o termo fibra foi usado nas substâncias de origem vegetal e no século XVIII, a fibra bruta foi associada à qualidade alimentar. Em 1953 introduziu-se a terminologia fibra alimentar e somente em 2008 surgiu a sua primeira definição. São glicídios com 10 ou mais monómeros, não hidrolisados por enzimas endógenas no intestino delgado (Codex Alimentarius, 2009). Podem ser classificadas em fibras solúveis e insolúveis (Mattos, 2000). A ingestão de elevados teores de fibras promove benefícios no combate a doenças cardíacas, sistema digestivo, desordens metabólicas e previnem obesidade (Mello, 2009). As fontes de fibras solúveis são as frutas, vegetais e aveia. Os cereais integrais possuem um maior teor de fibras insolúveis, e os legumes são fontes de ambos os tipos de fibras (Mello, 2009). Por volta de 1976 foram desenvolvidas técnicas para determinar a fibra alimentar nos alimentos, sendo a principal limitação, a disponibilidade comercial de enzimas digestivas similares as do ser humano. Procura-se reproduzir a metodologia em laboratórios com precisão aceitável e aplicável a diversas matrizes alimentares. Em 1985, foi reconhecido o primeiro método oficial para determinação de Fibra Alimentar Total, o Método Enzimático-Gravimétrico. Depois outras adaptações surgiram com o objetivo de aperfeiçoar e simplificar os métodos existentes (Mineiro, 2014). Os princípios analíticos para quantificação de fibras são: análise das paredes celulares das plantas; químico; e enzimático-gravimétrico, sendo estes usados, dependendo do objetivo, na avaliação da fibra alimentar total ou pelos constituintes, em fibras solúveis e insolúveis (Freitas, 2011). Pode-se concluir que os métodos de quantificação de fibra alimentar caracterizam-se por sua complexidade.Publicado
2017-11-08
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.