AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO NUTRICIONAL DE ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA EFM JOÃO MATTOS E SUA ASSOCIAÇÃO COM A PARTICIPAÇÃO ATIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PIBID.

Autores

  • Valberson da Silva Pereira
  • Gabriel Nogueira Mendonça
  • Rafael Lima Bandeira Sousa
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar o conhecimento nutricional (CN) dos alunos da escola João Mattos e correlacionar á pontuação obtida com a participação ativa nas aulas de educação física (PAEF) e com os dados antropométricos. A amostra foi composta por 20 alunos escolhidos de forma aleatória durante um sábado letivo da escola. Os dados para o estudo foram coletados através de questionários estruturados para avaliar o nível de atividade física, a participação ativa nas aulas de educação física e o conhecimento nutricional. Os dados antropométricos mensurados foram peso, estatura e Índice de Massa Corporal (IMC). Os resultados mostraram que 89,4% dos alunos apresentaram CN “moderado” (entre 6 e 10 pontos). 91,6% dos alunos que afirmaram “sempre” participar ativamente nas aulas de educação física tinham CN “moderado”, enquanto 50% dos alunos que afirmaram PAEF “às vezes” tinham CN “baixo”(entre 0 e 5 pontos). Foi possível também observar a relação de um IMC mais baixo estar levemente associado (r= -0,04) com um CN mais elevado. Concluímos que o conhecimento nutricional pode estar associado com menores valores de IMC e com mais alunos participando ativamente nas aulas de educação física. É necessário que ações acerca de conhecimentos básicos sobre como melhorar a saúde geral sejam realizadas com maior freqüência, visto que o aprimoramento dos conhecimentos parece estar associado com bons indicadores de saúde e com uma participação mais ativa nas aulas de educação física.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência