Rafael Lima Bandeira Sousa, Lucas Rabelo Nunes, Suelthon Ribeiro de Araújo, Valberson da Silva Pereira, Maria Eleni Henrique da Silva
O trabalho teve por objetivo analisar as contribuições e importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID para os bolsistas do Curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto de Educação Física e Esportes, no que se refere à Formação inicial. Apresenta como objetivo específico verificar as principais contribuições que são atribuídas ao PIBID no que se refere à formação docente. A pesquisa se caracteriza segundo uma abordagem qualitativa, na qual utilizou como instrumento de coleta de dados do grupo focal. O grupo focal foi realizado no primeiro semestre de 2017. Participaram da pesquisa 12 bolsistas do Sub-projeto Educação Física, que estão inseridos como bolsistas há mais de dois anos. Os resultados iniciais indicam que no campo das contribuições, temos quatro grandes categorias explicativas: a) Diminuição do distanciamento entre teoria e prática; b) Socializar-se com a realidade do campo profissional de forma segura e supervisionada; c) Compreender a dimensão ética do trabalho docente e d) Constituição da identidade profissional. No que se refere à importância do PIBID constatou-se: a) Ampliação das possibilidades de atuação e inserção no campo de intervenção; b) Promoção de um reconhecimento da área como um campo amplo de possibilidades e c) Reconhecimento da escola como campo de intervenção do profissional de educação física. Concluímos que o Programa PIBID contribui para o aprendizado da docência de forma ampla, com a constituição de saberes que extrapolam a disciplinarização da formação inicial. Ao mesmo tempo, apresenta uma importância para além do cenário da formação inicial que é a constituição da identidade docente e o reconhecimento da escola como campo de intervenção do professor de Educação Física.
Palavras-chave: PIBID. Educação Física. Formação Inicial. Contribuições.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 2, 2017
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