DOCÊNCIA E TECNOLOGIA: A PRÁTICA DOCENTE DESENVOLVIDA POR LICENCIANDOS DA TECNODOCÊNCIA

Autores

  • Gabriela Teles
  • João Ítalo Mascena
  • Thayana Brunna Queiroz Lima Sena
  • Palloma Lopes de Melo
  • Robson Carlos Loureiro
  • Luciana de Lima

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo descrever como os licenciandos da disciplina Tecnodocência, no semestre 2017.1, utilizaram as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em situações hipotéticas de aula. Em um contexto que solicita o uso das TDICs em diversos âmbitos da sociedade, compreende-se a relevância de que os licenciandos se apropriem criticamente e conheçam as diferentes possibilidades de práticas docentes integradas às TDICs. A proposta não se refere somente a usar estas tecnologias por conta de uma demanda advinda da governamentalidade, no sentido de atender aos anseios políticos e mercadológicos. A ideia presumida como necessária ao processo de formação docente, visualiza que a integração entre a Docência e as TDICs pode promover mudanças necessárias a estas duas áreas do saber. Desenvolveu-se um Estudo de Caso, em que as simulações de aula realizadas por três grupos interdisciplinares foram observadas e trianguladas. Ressalta-se que as observações foram registradas em diário de campo, seguindo-se com a produção de relatórios. A pesquisa foi subdividida em planejamento, coleta e análise de dados. Verificou-se que os três grupos observados utilizaram as TDICs com base na perspectiva construcionista, elemento que pode ser relacionado às construções teóricas e práticas desenvolvidas durante a disciplina. Entretanto, destaca-se que nos três casos, a maior parte da aula foi destinada à exposição de conteúdos pelos licenciandos, de modo que o tempo para que os alunos produzissem e apresentassem as suas produções foi restrito. Evidencia-se, assim, a dificuldade em se desconstruir a lógica da Docência como exposição de conteúdos preestabelecidos, de maneira que as TDICs para a construção aparecem como uma parte reduzida da aula, mesmo quando sua utilização sob a perspectiva construcionista é proposta e elencada como critério avaliativo de uma disciplina da Licenciatura. Pretende-se dar prosseguimento ao estudo nos semestres subsequentes.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência