O USO DA REALIDADE VIRTUAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • JoÃo Ítalo Mascena Lopes
  • Gabriela Teles
  • Thayana Brunna Queiroz Lima Sena
  • Palloma Lopes de Melo
  • Robson Carlos Loureiro
  • Luciana de Lima

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização da Realidade Virtual (RV) como prática pedagógica no Ensino a Distância. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, procurando entender como ocorre essa integração entre realidade virtual e ensino. Realidade virtual refere-se a uma experiência imersiva e interativa baseada em imagens 3D geradas em tempo real por computador. Essas interfaces apresentam como característica, cinco fatores: imersiva, intensiva, interativa, ilustrativa e informativa, podendo assim ser utilizada pelo docente em diferentes propostas pedagógicas. Com a RV presente na Educação a Distância (EaD), o discente pode descobrir, explorar e construir conhecimento sobre lugares que dificilmente visitaria. A RV não pode ser tratada apenas como mais uma ferramenta para melhorar a aprendizagem e sim, como um instrumento de aprendizagem cujos métodos tradicionais estão falhando. Permitindo ao discente a descoberta, a exploração do conhecimento e a construção de seu próprio saber alicerçado numa experiência pessoal. Tornando assim o Ensino a Distância mais atrativo e interativo, envolvendo o aluno e o motivando nos estudos on-line. A Realidade Virtual tem um grande potencial para simular situações em vários campos no mundo real, particularmente no campo da educação, onde suas características de imersão e interação, podem ser muito úteis para o processo de ensino e aprendizagem. Percebe-se que a Realidade Virtual é um processo em constante evolução e sua aplicação sob a ótica do Ensino a Distância tem se fortalecido em valores qualitativos. Pretende-se continuar acompanhando a evolução dessa tecnologia, assim como sua aplicação no ensino.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência