O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA

Autores

  • Thayana Brunna Queiroz Lima Sena
  • João Ítalo Mascena Lopes
  • Gabriela Teles
  • Palloma Lopes de Melo
  • Robson Carlos Loureiro
  • Luciana de Lima

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo verificar como alunos da disciplina Tecnodocência, ofertada em 2017.1, na Universidade Federal do Ceará (UFC), empregaram Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em suas práticas pedagógicas. Atualmente, estamos imersos em uma sociedade tecnológica, professores e alunos utilizam Tecnologias Digitais em seus cotidianos, mas, quando se trata do contexto escolar, ainda existem dificuldades de empregar estas tecnologias. A disciplina Tecnodocência tem como enfoque principal a formação de professores por meio da integração entre TDICs e Docência, com utilização de proposta interdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo. Dividiu-se em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Inicialmente, fez-se pesquisa bibliográfica sobre a temática e elegeu-se um grupo de discentes a serem observados durante uma atividade da disciplina. A coleta de dados se deu a partir de uma aula ministrada pelos discentes, para alunos do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino. Durante a aula, utilizaram-se ultrabooks e projetor. Um ultrabook ficou conectado ao projetor, para que os discentes expusessem alguns slides de um blog, criado por eles, na lousa. Os outros ultrabooks foram divididos entre os alunos da Educação Básica. Constatou-se que, no primeiro momento, as TDICs foram utilizadas apenas para substituir o pincel e o quadro branco, com a ressalva de ter oportunizado que os alunos visualizassem algumas imagens. No segundo momento, quase ao fim da aula, os alunos tiveram a oportunidade de utilizarem os ultrabooks para responderem a um quiz sobre alguns dos conteúdos abordados. Os alunos demonstraram entusiasmo em responder, acredita-se que pelo fato de ter havido premiação para quem terminasse primeiro. Percebeu-se a dificuldade dos professores em empregar as TDICs como recurso facilitador da centralização do ensino nos alunos. Pretende-se continuar esta pesquisa em outras turmas da disciplina.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência