O USO DO RECURSO AUDIOVISUAL NA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Palloma Lopes de Melo
  • Gabriela Teles
  • João Ítalo Mascena Lopes
  • Thayana Brunna Queiroz Lima Sena
  • Robson Carlos Loureiro
  • Luciana de Lima

Resumo

O objetivo deste estudo é conhecer as contribuições oferecidas pelos recursos audiovisuais aos estudantes do Ensino Médio. Compreende-se que os recursos audiovisuais são utilizados com frequência no cotidiano das pessoas, mas nem sempre estão atrelados ao processo de reflexão inerente ao ensino e à aprendizagem. Portanto, pergunta-se: De que forma o recurso audiovisual pode ser utilizado de forma adequada na prática docente do Ensino Médio? De caráter qualitativo, esta pesquisa procedeu a partir da observação da filmagem de uma aula realizada por uma equipe de estudantes pertencentes à disciplina Tecnodocência ofertada em 2017.1 pela UFC. Um grupo de licenciandos da disciplina apresentou em sala recursos audiovisuais para alunos do Ensino Médio da Escola Pública Santo Afonso como um meio de aprimorar aquele conhecimento que seria trabalhado com estes estudantes. Foi possível perceber certos benefícios trazidos pelo uso de recursos audiovisuais como estratégia de ensino. A concentração dos alunos da escola pública nos vídeos apresentados foi notória, ainda mais por ser uma turma consideravelmente grande. O interessante, também, é a dinâmica utilizada, pois chama a atenção do jovem, além de ser um recurso usual e familiarizado. Assim, a tecnologia pode ser aplicada em sala de aula com uma utilidade maior, direcionada ao ensino e à aprendizagem do estudante, não apenas como um meio de entretenimento usado pelo adolescente. A importância de uma boa didática é fundamental, e para que esta seja alcançada há meios que podem favorecer sua aplicação, sem deixar de lado o relacionamento humano e a utilização dos livros didáticos. Os recursos audiovisuais enquadram-se neste contexto, pois há vídeos que contemplam conteúdos apropriados, além de oferecerem novidade acadêmica aprimoradora, surtindo efeitos positivos na aprendizagem dos alunos.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência