A ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DE LÍNGUA ESPANHOLA SELECIONADOS PELO PNLD 2017

Autores

  • Joao Savinny Campos Ferreira
  • KEVYN DE ARAÚJO SILVA
  • Valdecy de Oliveira Pontes

Resumo

Na atualidade, com a intenção de corroborar com o trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores do ensino básica e com a distribuição de livros didáticos (LD) para alunos de escolas públicas, em todos os níveis do governo (municípios, estados e federação) por meio do Ministério da Educação (MEC), o governo brasileiro estabeleceu o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Em relação à aplicação do programa no ensino da Língua Espanhola como Língua Estrangeira (E/LE), apenas a partir de 2011, as coleções que contemplam o idioma começaram a ser distribuídas. Assim, o objetivo desse estudo é indagar que tratamento recebem e como são apresentadas as variedades linguísticas nos LD escolares de Língua Espanhola (LE). Esta pesquisa analisou a abordagem da variação linguística pelos LD de Espanhol para brasileiros, selecionados pelo PNLD 2017. Para tanto, fundamentamo-nos em estudos sociolinguísticos sobre as variedades do Espanhol e expomos a metodologia utilizada para a análise dos dados. Além disso, para apoiar nossa discussão teórica e análise linguística, embasamo-nos em aportes teóricos da Sociolinguística Variacionista no que diz respeito à variedade linguística (LABOV, 1978; 1994; 2001; 2003; 2008; 2010), (MAIA, 2006), (MORENO FERNÁNDEZ, 2000, 2010), nas concepções sobre livros didáticos de Coracini (1999), Choppin (2008) e Richards (1996), e os direcionamentos apontados em documentos oficiais dentro do contexto de educação básica do Brasil (PNC,-1998). Hipotetizamos que alguns problemas podem acontecer no processo de apresentação da variação na LE, considerando que o LD pode não levar em conta o valor estilístico e sócio histórico da variação presentes no contexto de uso da língua. Com os resultados do estudo, verificamos que, apesar de se propor a trabalhar com a abordagem comunicativa para o ensino de ELE, na abordagem da variação linguística, predomina uma abordagem estrutural, em detrimento de um trabalho efetivo em contexto comunicativo.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica