A ABORDAGEM TENSIVA DA VIOLÊNCIA EM CÃES DE ALUGUEL, DE QUENTIN TARANTINO

Autores

  • Gabriela dos Santos E Silva
  • ZENO QUEIROZ COSTA
  • Ricardo Lopes Leite

Resumo

Em estudo anterior intitulado O exercício do acontecimento: as modulações tensivas e o efeito estético da violência na filmografia de Quentin Tarantino, foram investigados quais procedimentos cinematográficos são utilizados na filmografia do diretor e roteirista Quentin Tarantino no arrefecimento do impacto das cenas de violência e na sua estetização, sendo Pulp Fiction (1993) eleito como o filme que apresentava maior rendimento analítico para esse estudo. Assim, esta pesquisa teve como principal meta dar continuidade ao projeto inicial, tendo como foco de estudo, então, as obras Cães de Aluguel (1992), primeiro filme do diretor, e Os Oito Odiados (2015), último lançado até então, a fim de averiguar o estatuto tensivo da violência em dois momentos distintos do percurso filmográfico de Quentin Tarantino. Tínhamos como objetivo principal examinar, com base na semiótica de linha francesa, a medida do embate entre acontecimento e exercício na criação de efeito de sentido estético nas cenas violentas, além de investigar o modo como os tratamentos tensivos dados à violência em Cães de aluguel e Os oito odiados se articulam com a estetização da violência em Pulp Fiction. Cada bolsista ficou a cargo da análise de um dos filmes, e os resultados foram confrontados e discutidos posteriormente. Ao final deste estudo, verificamos que os filmes em análise manipulam o impacto da violência de forma similar a Pulp Fiction. Quanto a Cães de aluguel, constatou-se que, como em Pulp Fiction, o enunciador, lançando mão de procedimentos cinematográficos específicos, cria um efeito debreante em relação ao enunciatário da narrativa fílmica, que, por conseguinte, afasta-o dos fatos violentos caracterizadores da instância do enunciado. Tal manobra diminui bastante o efeito impactante da violência para o espectador, o que faz com que a narrativa esteja inserida em um regime fundado na regularidade, em que as variações intensivas são controladas pela dimensão da extensidade.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica