A ANÁLISE DAS PRÁTICAS DA QUALIDADE TOTAL EM UMA EMPRESA DO SETOR DE LOGÍSTICA

Autores

  • Luis Matheus Tavares Silva
  • BRENA DA SILVA RODRIGUES
  • CLEITON ROGERIO CARDOSO
  • LUIZ FERNANDO VIEIRA DE OLIVEIRA
  • Diego de Queiroz Machado

Resumo

A Gestão da Qualidade é vista, no cenário atual, que é cada dia mais competitivo e possui clientes cada vez mais exigentes, como um fator de diferenciação para as organizações, pois favorece a oferta de bens ou serviços de alta qualidade para o nicho de mercado, promove, também, a redução de custos e a eliminação de desperdícios. A execução dessa estratégia na empresa envolve várias fases e a aplicação de diversas ferramentas. Por conseguinte, a busca pela qualidade pode culminar na certificação ISO 9000 para a organização. O objetivo principal desse trabalho é analisar as atividades de uma empresa do setor de logística, tendo, por base, os elementos da gestão da qualidade total, desde a sua implementação até as ferramentas que utilizam para controlar a qualidade no grupo Termaco. Como objetivos específicos, busca-se fazer uma conceituação sobre o tema Qualidade Total, identificando suas fases de implantação, as ferramentas que permitem a execução dessa atividade e o controle do sistema requerido e abordar os conceitos da família ISO 9000. A metodologia utilizada foi uma entrevista semiestruturada em profundidade com o responsável pela área da qualidade na empresa Termaco Participações, holding que controla as quatro empresas de logística pertencentes ao grupo. A partir disso, foi possível realizar o confronto das práticas organizacionais na empresa utilizada como estudo de caso a luz do conglomerado de ensinamentos que norteiam a Administração da Qualidade Total. Ademais, conclui-se, em resumo, que a qualidade é vista pela empresa como algo sine qua non e que ela busca aplicar as diretrizes teóricas de acordo com a realidade do mercado e da empresa, visando obter o apoio dos variados setores da empresa à inserção das atividades que garantem a qualidade em cada setor, além de procurar sempre cumprir os requisitos da norma da família ISO 9000 a fim de estar sempre em posse desta certificação, algo que é visto como vantagem competitiva e é exigida por seus clientes

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica