A ARTE/EDUCAÇÃO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA FACED-UFC: HISTÓRICO, ABORDAGENS, TENDÊNCIAS, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • PÂmela Paulo Oliveira
  • MARIA ELIANE SOARES FERREIRA
  • Luciane Germano Goldberg

Resumo

Este trabalho aborda sobre o Projeto de Pesquisa “A Arte/Educação nos Cursos de Pedagogia da FACED-UFC: histórico, abordagens, tendências, concepções e práticas pedagógicas” orientado pela Profa. Dra. Luciane Germano Goldberg e realizado com as bolsistas Pâmela Paulo Oliveira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Maria Eliane Soares Ferreira na Universidade Federal do Ceará (UFC). Apresenta as ações realizadas buscando investigar o histórico do ensino de Arte nos Cursos de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) identificando como a Arte/Educação vem sendo trabalhada na formação dos (as) pedagogos (as) desde sua inserção no currículo. Quanto à metodologia, a pesquisa enquadra-se no campo da Pesquisa Qualitativa em Educação caracterizando-se como um Estudo de Caso (MINAYO, 1996). A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: pesquisa documental, nos currículos em que se investigou as ementas, bibliografias, carga horária, distribuição, formação docente, relacionadas à disciplina de Arte e Educação a partir de 1987; entrevistas do tipo não estruturado, com finalidade exploratória realizadas com três docentes da disciplina de Arte e Educação, dois já aposentados e um que migrou para o Instituto de Cultura e Arte (ICA). E entrevista com os (as) estudantes que cursaram a disciplina a partir de 2011 por meio de questionário online com questões fechadas e abertas. Para análise das entrevistas com os docentes seguimos os procedimentos da Análise Textual Discursiva descrita por Moraes (2003). Os resultados encontrados por meio do questionário online apontam que 88% dos participantes considera as experiências proporcionadas pela disciplina muito importantes para a sua formação. Os demais dados produzidos no decorrer do processo investigativo encontram-se na fase de análise e serão apresentados no evento. Conclui-se, inicialmente, que a presença da Arte/Educação nos cursos de Pedagogia exerce importante papel formativo para seus educandos.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica