A CAPOEIRA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA REGISTRADA EM DOCUMENTÁRIO
Resumo
O presente relato aborda a produção do trabalho midiático, em forma de documentário, intitulado “A Capoeira na Escola”, foi apresentado como essa arte é vista pela comunidade escolar e como é trabalhada dentro desse contexto. A Capoeira é uma manifestação cultural brasileira que está presente não só nas periferias das grandes cidades, mas também em grandes centros urbanos assumindo status educacional, formal ou não formal, a escola é um desses cenários. O documentário enfoca um projeto de capoeira desenvolvido numa escola municipal localizada na periferia de Fortaleza. O objetivo desse trabalho foi produzir um documentário acerca do projeto a partir de um breve relato dos participantes, especialistas e pessoas que acompanham as atividades. O documentário caminhou dentro de uma proposta fílmica de forma observativa, implicando assim em observar o cotidiano sem interferir na realidade dos sujeitos, capturando informações com naturalidade. Os entrevistados foram consultados anteriormente para saber da disponibilidade. Em seguida, partiu-se para a filmagem dos depoimentos, registro de imagens e edição do documentário. Como resultado, foram expostas diferentes perspectivas educacionais acerca dos seguintes objetivos específicos: apresentar possibilidades de diálogo da capoeira dentro da escola, o que ficou evidenciado a partir das falas dos profissionais desse contexto e das experiências relatadas como a participação em feiras de ciências e cultura, além de relação com as disciplinas de forma crítica; pesquisar acerca da possibilidade da capoeira está inserida nas escolas como um componente curricular, apesar de ser apenas o relato de uma experiência dentre outras existentes, observou-se o envolvimento entre os sujeitos selecionados para relatar suas experiências e olhar para a arte dentro da escola; e por último, relatar os benefícios do projeto. Ao concluir o documentário, observa-se como é possível construir um projeto a partir de boa vontade e formação continuada.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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