A COLABORAÇÃO DAS MÚSICAS DE EDNARDO NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE FORTALEZA PARA O TURISMO
Resumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre as contribuições das músicas do compositor cearense Ednardo dos anos 1970, ao mostrar poéticamente os lugares de Fortaleza. Depois essas composições foram comparadas com os guias e os anuários da cidade, cujos espaços foram selecionados pelos governos estaduais para serem visitados por turistas, na representação da imagem-síntese da capital cearense. Fez-se uma análise comparativa entre os lugares selecionados pelas músicas e pelos anuários, para compreender se o núcleo urbano converteu-se em produto de consumo tanto pela orientação de roteiros para visitas turísticas, quanto por um imaginário construído por meio das composições de Ednardo. Como metodologia de análise realizou-se pesquisas bibliográficas, documentais e discográficas. Fez-se uma análise de conteúdo, com base nos trabalhos de Laurence Bardin (2009), de nove músicas sobre Fortaleza de autoria e/ou parceria de Ednardo e dos anuários de 1972, 1973 e 1974. A escolha de Ednardo deveu-se a presença de diferentes lugares de Fortaleza nas composições do artista e por ter participado do importante movimento musical cearense dos anos 70 e 80, conhecido nacionalmente como “Pessoal do Ceará." Já os guias orientavam a visita dos principais lugares de Fortaleza. Conclui-se, a partir da análise das 09 músicas, que: quatro das composições possuem 30 referências aos elementos litorâneos de Fortaleza. Esses elementos são apresentados com palavras que remetem as características do litoral cearense como a cor verde das águas, das espumas brancas, da areia e das dunas brancas. O sol litorâneo da Fortaleza de Ednardo é o noivo da cidade, uma referência a poesia de Francisco Paula Ney. Esse sol tem uma imagem positiva encontra-se atrelado ao mar, diferente do sol do sertão que é responsável pela miséria e a fome.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
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