A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO RACIAL POR CRIANÇAS PEQUENAS: BASES TEÓRICAS DESSA PESQUISA

XXXVII Encontro de Iniciação Científica

Talita Priscila Bernardo Andrade, SILVIA HELENA VIEIRA CRUZ, Silvia Helena Vieira Cruz

Resumo No contexto da pesquisa "A construção da identidade étnico racial por crianças pequenas: a participação das professoras e dos pares" foram realizados estudos sobre dois temas principais: a construção da identidade na criança, com base na teoria psicogenética de Wallon (1989, 2007 e 2008) e acerca da discriminação étnico-racial em instituições de Educação Infantil. Enfocando o segundo tema, o presente trabalho pretende discutir as várias formas que a discriminação assume e como ela é percebida pelas crianças. Rosemberg (2012) discute o direito à creche da criança negra no contexto dos debates sobre infância e relações raciais, indicando a precariedade da educação e a insuficiência de políticas públicas voltadas para ela, focaliza a condição de cidadania de crianças de zero a seis anos. Cruz, Silva e Aquino (2015) relataram as experiências que as crianças, singularmente as crianças negras, vivenciaram na educação infantil para a construção da sua identidade étnico-racial, sinalizando atividades superficiais e sem propósito pedagógico, a exclusão de crianças negras em determinadas atividades, assim como também a distinção de tratamento das professoras em relação às crianças brancas e negras. Cristina Teodoro Trinidad (2011) aponta o silêncio do pertencimento racial na família e na escola, enfatizando os efeitos da desigualdade racial na educação infantil, sendo percebidos na qualidade desta educação, nos materiais e equipamentos sucateados e o despreparo dos profissionais da área. Como resultado parcial, consideramos que ainda é presente a desigualdade quanto à qualidade e acesso a educação entre crianças brancas e pretas, além da discriminação delas por parte do educador. O exame destas pesquisas foi de suma importância para compreensão dos fatores sociais e históricos envolvidos no processo de construção da identidade étnico-racial e como ele acontece no contexto das instituições que oferecem a Educação Infantil.

Palavras-chave: : Identidade étnico-racial. Discriminação em contexto educ. Perspectiva da criança. Pesquisa com crianç.

Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 3, 2018

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