A DOCÊNCIA A PARTIR DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS POR LICENCIANDOS

Autores

  • Gabriela Teles
  • Luciana de Lima

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em descrever como os licenciandos da disciplina Tecnodocência, ofertada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), no semestre 2017.2, transformam o conceito de Docência a partir do desenvolvimento de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs). As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) estão inseridas no contexto da sociedade contemporânea, em diferentes âmbitos, inclusive no educacional. Diante disso, entende-se que o processo de formação docente precisa ser permeado pela utilização de tais tecnologias, reconfigurando as práticas pedagógicas. Desenvolveu-se Estudo de Caso, em que os conhecimentos prévios, intermediários e a posteriori dos licenciandos sobre o conceito de Docência foram triangulados. Para tal, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário de sondagem; questionário pós-MADE e questionário de autoavaliação. A pesquisa ocorreu em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Observou-se que os licenciandos, inicialmente, conceituavam Docência como ação/prática de transmissão de conhecimentos. Com o desenvolvimento dos MADEs, aspectos relativos à construção de conhecimento e ao estabelecimento da parceria entre professor e aluno emergiram. Ao final da disciplina, observou-se que alguns licenciandos ainda associavam Docência à transmissão. Entretanto, foram percebidos discursos que evidenciavam o aparecimento de elementos de inovação. Compreende-se, assim, que a utilização, teórica e prática, da perspectiva construcionista na formação docente aparece como um elemento que pode ser mobilizador do desenvolvimento de outras possibilidades de Docência.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica