A EXTENSÃO COMO FERRAMENTA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Samuel Fonseca de Carvalho
  • Beatriz Rego Xavier

Resumo

Aborda-se neste trabalho as atividades realizadas pelo Projeto de Extensão "Grupo de Estudos Aplicados em Direitos das Pessoas com Deficiência - Árvore-ser/UFC". O grupo tem como objeto de atuação o campo dos Direitos Humanos, com foco nos Direitos das Pessoas com Deficiência. Entendendo a importância de trazer esse debate para a Universidade, dada a realidade de exclusão e segregação desses sujeitos em nossa sociedade, busca-se tratar de forma dinâmica os temas associados à deficiência e à inclusão, por meio das atividades desempenhadas no projeto. Utiliza-se, como referencial normativo, a Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU e a Lei Brasileira de Inclusão de 2016. A partir de referidas propostas e referenciais, desenvolvem-se as atividades, consistentes em palestras e grupos de trabalho, iniciadas por uma exposição de um convidado sobre uma temática transversal ao tema da inclusão. O objetivo é fomentar reflexões e aprofundar os conhecimentos sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Uma das atividades realizadas no ano de 2018, ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de Março, foi a l Semana dos Direitos das Pessoas com Deficiência, evento que abrangeu não somente estudantes, mas pessoas com deficiência de vários lugares, bem como interessados pelo tema. O evento contou também com Grupos de Trabalho, nos quais os participantes puderam apresentar seus resumos, com interpretes de libras, em locais acessíveis e guarnecidos com apoiadores, para assistência em qualquer questão relacionada a acessibilidade. Realizou-se também, uma apresentação de minicurso na XIII Semana do Direito da UFC, em maio, com o tema "Histórico e evolução dos direitos das pessoas com deficiência”. No espaço houve o compartilhamento dos participantes de suas experiências de vida em relação à deficiência e reflexões sobre possíveis atitudes, ou debates a serem elaborados que possam contribuir para a difusão do conhecimento sobre a temática e a conscientização no tópico enfocado.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica