A INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS DE ADERÊNCIA DE PAVIMENTOS AEROPORTUÁRIOS NO ÍNDICE INTERNACIONAL DE ATRITO: ESTUDO DE CASO DE AEROPORTOS DO NORDESTE BRASILEIRO
Resumo
No cenário aeroportuário um dos fatores mais importantes que garante a segurança das operações nas pistas é a aderência pneu-pavimento, formada pelo conjunto microtextura, macrotextura e coeficiente de atrito. A caracterização da macrotextura e da microtextura da superfície de pavimentos asfálticos pode ser obtida por meio de diversos tipos de ensaios e equipamentos que possuem características distintas. No contexto dos pavimentos aeroportuários, uma adequada macrotextura (obtida pelo método da mancha de areia) e, por consequência, uma efetiva drenagem superficial, em conjunto com o coeficiente de atrito (obtido por meio de equipamento de medida contínua) garantem segurança durante frenagens emergenciais e manobras necessárias, sobretudo em condições de pista molhada. Este trabalho objetiva avaliar os parâmetros de macrotextura e de coeficiente de atrito e a sua influência para o Índice Internacional de Atrito (International Friction Index –IFI) no Aeroporto Internacional de Fortaleza, no Aeroporto de João Pessoa, no Aeroporto de Juazeiro do Norte e no Aeroporto de Petrolina. Para isto, foi realizada uma revisão bibliográfica e uma análise de dados dos aeroportos mencionados, cedidos pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO). Por meio das correlações efetuadas entre os parâmetros de aderência analisados, foi possível verificar que, nos aeroportos que serviram como estudo de caso, o coeficiente de atrito foi mais influente no Índice Internacional de Atrito do que a macrotextura.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
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