A LITERATURA COMO FONTE PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: IMAGENS LITERÁRIAS DA ESCOLA BRASILEIRA NA OBRA DE FICÇÃO

Autores

  • Renata Tavares de Oliveira
  • CÍNTIA CAMINHA MARINHO
  • Francisco Ari de Andrade

Resumo

A presente pesquisa pretende demonstrar a importância da literatura de ficção, com destaque para o gênero romance, como fonte para a pesquisa em história da educação por apresentar imagens literárias de experiências escolares contidas em algumas obras de escritores nacionais, produzidas no último quartel do século XIX e início do século XX. Ao tomar a literatura de ficção como fonte para a investigação em história da educação, algumas perguntas são lançadas como ponto de partida: para onde apontava a escola brasileira no projeto republicano de educação nacional, em marcha? Em qual direção caminhava a educação escolar brasileira no final do século XIX início do século XX? Para uma sociedade do progresso? Ou permaneceria acorrentada ao modelo de sociedade agrária, escravocrata e dependente, simbolizado como atraso? As imagens sobre a nossa experiência escolar, configuradas nas narrativas de ficção, permitem a refiguração na nossa realidade social e política? Quais sentidos atribuídos pelos personagens à escola e aos professores? O que motiva tal investigação é a percepção da riqueza de detalhes e de informações descritivas, ricas em detalhes, do cotidiano da vida comum brasileira, sem desconsiderar a verossimilhança como elemento norteador de cada narrativa, oportuno para ser utilizada na construção de um itinerário da história da educação nacional. Por meio dessas leituras foram identificadas as imagens literárias que apontam caminhos da nossa experiências escolar. A recomposição dessas imagens se deu por via da montagem de um quadro analítico com a identificação das seguintes categorias: visão de educação, a educação feminina, as práticas de ensino e as aspirações sociais.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica