A MENSURAÇÃO DOS CUSTOS DA DESMOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CAMPO

Autores

  • Bruna Lima Feitosa
  • Francisco Isidro Pereira

Resumo

1.Introdução: O capital humano é um dos principais bens de qualquer empresa. Dessa forma, uma gestão de pessoas eficiente pode garantir, além da satisfação dos colaboradores, resultados positivos do trabalho realizado por eles. No entanto, a gestão de pessoas ainda é um desafio para muitas organizações, e quando não ocorre ou quando há falhas, uma das consequências pode ser um profissional desmotivado. E este neste estado gera custos, porém não são especificados nas demonstrações contábeis das empresas em virtude da dificuldade de serem mensurados em números. A questão é: Como mensurar os custos decorrentes da desmotivação de pessoal dentro do ambiente empresarial e os impactos desse evento dentro da empresa.2.Base teórica: Nakamura (2005) defende que a motivação verdadeira nasce das necessidades intrínsecas onde encontram sua fonte de energia, nas necessidades e ações do ser humano. Assim também é nas organizações, a motivação verdadeira é a fisiológica, instintiva e psicológica – emoções. 3.Linha metodológica: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e classifica-se, como estudo de caso único, dada sua peculiaridade. É descritivo, devido à intenção em identificar a aferição de custos decorrente da desmotivação. Dentre os instrumentos de captura utilizar-se-á a entrevista semiestruturada, a observação não participante e a análise de conteúdo de artefatos documentais contábeis. Dentre os instrumentos de registros sobressaíram o bloco de campo e aplicativos de unidades móveis. O plano de validação baseará em opiniões de especialistas e pesquisadores. 4.Análise preliminar dos resultados: Os custos decorrentes da rotatividade implicam 300% do salário básico do demitido. Os custos do processo de seleção também se confirma pertinente no bojo da estrutura dos gastos.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica