A OCUPAÇÃO DA UFC PELOS/AS ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO
Resumo
O cenário de crise política e econômica, com o golpe de estado, as reformas antidemocráticas que estavam a ocorrer no Brasil, gerou indignação e revolta. O congelamento dos gastos públicos nos próximos 20 anos, inclusive na área de saúde e educação, efetivado pela Proposta de Emenda Constitucional - PEC 55/241, impulsionou os/as estudantes universitários, a participar das diversas manifestações de protesto e culminou com a ocupação da Universidade Federal do Ceará. Essa mobilização incentivou o desenvolvimento da pesquisa que teve como objetivo compreender o significado da experiência de participação no movimento de ocupação dos/as estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação que ocuparam a Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) no ano de 2016. Para o desenvolvimento do estudo foram realizadas pesquisa documentais, utilização do diário de campo, entrevistas com os/as estudantes da Pós-Graduação em Educação que participaram ativamente do movimento de ocupação. O período de ocupação vivenciado pelos/as discentes oportunizou uma rica experiência em termos de sociabilidade, aguçou senso crítico e democrático, e fortaleceu o exercício do/a estudante/pesquisador/a comprometido com os sujeitos de suas pesquisas. Durante a ocupação o processo de aprendizagem foi intensivo pelos debates plurais que ocorreram, destaca-se as temáticas: gênero, educação, política, cultura, economia e entre outros assuntos relevantes. Observou-se que ocupação foi um processo educativo que oportunizou a formação política, cultivou o sentimento de solidariedade, criou laços afetivos e fortaleceu o sentido de pertencimento a universidade. A participação dos/as discentes no movimento de ocupação instiga a pensar que ocupar é política, é aprendizagem, é arte, é criar laços, é reacender sonhos e criar uma nova forma de fazer política.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.