A PESQUISA DA METADISCIPLINA E A BUSCA POR DIRETRIZES EM SUA APLICAÇÃO

Autores

  • Alexander Catunda Carneiro
  • Anna Lucia dos Santos Vieira E Silva

Resumo

Este resumo trata da pesquisa e aplicações da metadisciplina, uma nova metodologia de ensino e aprendizado em desenvolvimento desde 2014. A metadisciplina é utilizada em diversas disciplinas do curso de Design da UFC, entre elas: Semiótica, Projeto 2 e Projeto 4. A metadisciplina parte do pressuposto que, no atual contexto social, cultural e tecnológico, técnicas tradicionais de ensino perdem sua eficácia e não dão chance ao aluno de ter sua voz ouvida. Essa nova abordagem propõe uma disciplina que se constrói à medida em que avança, com participação constante e ativa por parte dos alunos e, com os professores, uma relação mais cooperativa do que tutoral. O grupo de pesquisa atualmente conta com uma professora e cinco alunos (que por vezes são também monitores e bolsistas nas disciplinas) e está direcionada à criação e posterior avaliação de diretrizes generalizadoras. Ao estudar as disciplinas anteriores nas quais a metadisciplina é aplicada, percebe-se a existência de etapas semelhantes umas às outras, como por exemplo as avaliações intermediárias, a aplicação dos conteúdos e as autoavaliações. O objetivo é analisar as estruturas específicas desenvolvidas nas disciplinas observadas e, a partir delas, extrair estruturas gerais para futura aplicação em disciplinas diversas. Às variáveis que definem as características das estruturas gerais, foi dado o nome Diretrizes. O grupo acredita fortemente que a metadisciplina possui muito a contribuir para a inovação no ensino de qualquer área. A obtenção de diretrizes gerais é um importante passo em direção de uma estrutura flexível, adaptável e funcional da metadisciplina.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica