A PINTURA E A LITERATURA NA FORMULAÇÃO LACANIANA DAS NOÇÕES DE OBJETO A E DE LETRA
Resumo
O objetivo geral desta pesquisa se voltou para a investigação dos móbeis que presidiram a formulação dos conceitos de objeto a e de letra na obra de Lacan, no período que vai de 1959 a 1966, em sua relação com as contribuições advindas das referências feitas pelo autor à pintura e à literatura. Para alcançar o objetivo geral, sistematizamos um percurso de pesquisa que mapeou as referências feitas por Lacan à pintura e à literatura no período proposto. O mapeamento foi acrescido da de uma síntese das proposições encontradas nestas referências, com a observância das contribuições aportadas à noção de objeto a (com ênfase no olhar) e de escrita (com ênfase na letra). As referências à literatura incluíram a poesia e o teatro. Verificamos que, no período investigado, muitas construções foram feitas a partir de referências à pintura e à literatura. Não apresentamos aqui referências mais pontuais, que muitas vezes são mais extensamente desenvolvidas em outro momento de seu percurso, como as referências a Shakespeare, Goethe, Gide, Joyce, centrais, mas não desenvolvidas de modo sistemático no período que recortamos. Elegemos obras em relação às quais verificamos uma .abordagem mais sistemática e articulada ao conjunto de proposições deste período, que permitiram verificar o comparecimento da noção de objeto a de modo mais efetivo e o início dos desenvolvimentos sobre a noção de letra. Os resultados permitiram extrair princípios e conceitos importantes para os estudos que articulam Arte e Psicanálise na medida em que permitem sofisticar a leitura dos processos metodológicos aí envolvidos e, nesta medida, avançar na construção de proposições que nos sirvam na condução de pesquisas voltadas para processos e produtos artísticos em sua necessária relação com a teoria e a clínica psicanalítica.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
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