A PRAÇA COMO UM ESPAÇO CULTURAL: UMA PROPOSTA DE USO ALTERNATIVO DA PRAÇA DO FERREIRA.

Autores

  • Pedro Sales Albuquerque
  • BEATRICE BORGES NOJOSA
  • LAURA MARCHIORO STRAGLIOTTO
  • KAUANY BARBOSA DOS SANTOS DUARTE
  • Silvia Helena Belmino Freitas

Resumo

Durante a realização da disciplina de Tópicos Especiais em Marketing, cuja temática escolhida foi o espaço urbano, elaborou-se um Plano de Marketing para a Praça do Ferreira, utilizando o conceito de Marketing de Lugares (KOTLER et al.2006). Localizada no Centro de Fortaleza a praça agrega uma multiplicidade de utilizações e ocupações em seu cotidiano. Para este artigo estabeleceu-se como recorte as propostas de projetos de manutenção do bairro junto aos moradores da região, comumente negligenciados no planejamento. Em linha com os objetivos gerais do Plano de Marketing, este artigo pretende estabelecer caminhos possíveis para tornar a Praça do Ferreira atrativa para novos frequentadores, com um projeto que estimula o uso alternativo da praça por pessoas que não tenham hábito de frequentá-la, dentro ou fora do atual horário de utilização da Praça. Dessa forma, pode-se ampliar o rol de atividades disponíveis e desenvolvidas na praça no dia a dia, ao mesmo tempo em que, em parceria com os moradores e as comunidades representativas do local, pode-se valorizar os atuais usuários da praça, de modo que a preservação do espaço e sua qualificação para novos usos possam acontecer em conjunto. Como possíveis soluções encontradas para a problemática levantada durante a pesquisa sugerem-se: identificação das atuais oportunidades; a análise do espaço oportuno para reaproveitamento sob nova perspectiva; sugestões de implementação de parceria com os órgãos da Prefeitura, do Governo do Estado e da Câmara de Dirigentes Lojistas, diretamente responsáveis pela gestão de cada aspecto levantado como parte do plano de ação. Por fim, o plano de ação, prevê uma perspectiva de investimento cujos resultados sejam visíveis em até cinco anos após a implementação, quando as ações de desenvolvimento social, junto com as parcerias público-privadas deveram mostrar os primeiros resultados. Com as ações propostas, acredita-se que o horário de utilização do espaço deverá sofrer alterações.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica