A PROPOSTA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS) DE LÍNGUA PORTUGUESA COMENTADA A PARTIR DO PONTO DE VISTA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Autores

  • Paulo Lennon Freitas Amaral
  • Messias Holanda Dieb

Resumo

O objetivo desta pesquisa é discutir a apropriação acerca do ensino da leitura e da escrita com base nos gêneros textuais/discursivos, realizada por docentes que estiveram ao longo dos últimos 20 vinte anos nas escolas como professores de Língua Portuguesa. Esta proposta de ensino, que foi sugerida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em 1997, toma por fundamento o conceito de língua como interação (BAKHTIN, 1990; 1992) e sugere os usos e o ensino desta, tanto na modalidade oral como principalmente na modalidade escrita, a partir de uma perspectiva social (KLEIMAN, 1995; STREET, 2014). Os sujeitos desta pesquisa foram seis (6) professoras de Língua Portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental em três (3) diferentes escolas públicas municipais do Estado do Ceará, especialmente na zona metropolitana de Fortaleza - CE. Os critérios de escolha para esses sujeitos foram dois: 1) ter sido professor de língua portuguesa ao longo dos últimos 20 anos e 2) ter dado aulas sempre nos anos iniciais do ensino fundamental. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, com duração de 40 a 50 minutos cada, gravadas em áudio e posteriormente transcritas e analisadas. A análise dos dados revelou que as principais mudanças que a apropriação sobre o ensino da língua com base nos gêneros textuais/discursivos produziu no fazer pedagógico das professoras incluem a contextualização das práticas de leitura e escrita, bem como da compreensão dos aspectos gramaticais inerentes aos textos. No que concerne às iniciativas de formação que os professores empreenderam para o desenvolvimento de suas práticas, a análise dos dados mostrou que a busca de conhecimentos por conta própria sobre o assunto dos gêneros textuais/discursivos foi o que mais se sobressaiu, embora eles também tenham contado com outras iniciativas de formação ao longo dos anos, em especial as que foram promovidas por ocasião da criação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC).

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica