A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
Esta pesquisa apresenta o tema sobre a questão da sustentabilidade na educação ambiental.Com o reconhecimento de que a degradação ambiental é devido à economia produtivista, concebe-se à necessidade de mudança para uma economia que compatibilize a relação entre natureza e desenvolvimento social.A educação ambiental é a forma defendida pelos organismos internacionais para promover um novo modelo econômico, designando-o de paradigma do desenvolvimento sustentável.Mas, apesar de ser apresentada como desenvolvimento ecológico, a sustentabilidade recebe críticas virulentas nas quais aparece a denúncia de que em sua gênese ela esconde o mesmo ideário de crescimento econômico. Considera-se que em vez de criticar a estrutura do economicismo moderno esse ideário apenas se detém em indicar soluções parciais que não combatem a causa essencial da degradação da natureza, sendo, portanto, uma proposta reformista a favor de um capitalismo ecológico. Malgrado essa posição contrária a sustentabilidade, pode-se constatar que mesmo na obra marxiana, que apresenta a mais sistemática crítica já realizada contra a economia moderna, é possível encontrar uma premissa a favor do desenvolvimento sustentável.Esta pesquisa tem sua justificativa assentada na importância que a sustentabilidade, como proposta de progresso social que não agride a natureza, representa na atualidade para a sobrevivência humana. O objetivo principal deste artigo é a defesa de que a sustentabilidade é uma proposta inconteste para promover a superação da degradação ambiental, uma vez que essa concepção propõe uma relação ecológica entre sociedade e natureza.Especificamente esta pesquisa demonstra o ledo engano das críticas que propõem a rejeição do paradigma da sustentabilidade como superação da crise ambiental, por não distinguirem o uso indevido da sustentabilidade da concepção fundamental que esta propõe. Além disso, o principal resultado desta investigação é fazer ver que a educação ambiental, como nova formaPublicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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