A RACIONALIDADE TECNOLÓGICA NA SOCIEDADE MODERNA: UMA ABORDAGEM COM ESTUDANTES DA PEDAGOGIA

Autores

  • Uly Alves Moreira
  • LEANDRO VIANA ÁVILA
  • ANDERSON DUARTE FERREIRA
  • Adauto Lopes da Silva Filho

Resumo

Este trabalho objetiva relatar uma abordagem sobre a concepção de racionalidade tecnológica no pensamento do filosofo Herbert Marcuse para alunos do Curso de Pedagogia Noturno da FACED/UFC, a partir do seu Ensaio Algumas Implicações Sociais da Tecnologia Moderna. Para a nossa exposição, buscamos ressaltar que na sociedade moderna predomina uma indústria e uma tecnologia em favor da classe que domina a sociedade e que está diretamente ligada à instituições e organizações as quais Marcuse nomeou de aparato. Este aparato afeta a racionalidade, sobrepondo-se ao ideal do iluminismo que defendia o advento de uma individualidade livre e autônoma. No entanto, os interesses imediatos dos indivíduos não estiveram alinhados a esse ideal. O que fez com que o aparato, com a manipulação do poder intrínseco à tecnologia, consolidasse uma nova racionalidade e padrões de individualidade, além da valorização do lucro. Nesse aspecto o autor defende que a tecnologia é um processo social, e que o aparato direciona a sua aplicação e utilização. Assim, a racionalidade se converte em racionalidade tecnológica, que introduz controle e dominação, fazendo com que os homens aceitem e interiorizem os imperativos do aparato. Marcuse destaca que o aparato é, também, responsável por disseminar uma atitude de submissão racional, ao qual os indivíduos devem se adaptar para ser bem-sucedidos. Fundamentado neste aspecto, desenvolvemos um minicurso, fruto do Projeto PIBIC/UFC, intitulado O Princípio de Realidade da Modernidade: da Razão Filosófica à Razão Científica. Neste minicurso, para auxiliar a discussão nos utilizamos do capítulo de uma série de televisão, resultando em uma discussão calorosa e empolgante, na qual houve total abertura para a participação dos estudantes. Concluímos que abordar conceitos filosóficos de Marcuse com o auxílio de um recurso midiático permite que os estudantes compreendam com mais facilidades o pensamento do filósofo e a teoria abordada.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica