A RELAÇÃO COM O SABER E AS NARRATIVAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA REVISTA MOVIMENTO

Autores

  • Otoniel Carneiro Fernandes
  • LUCIANA VENÂNCIO
  • MAIRAM KILDER DE LIMA COSTA JUNIOR
  • Luciana Venancio

Resumo

A RELAÇÃO COM O SABER E AS NARRATIVAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA REVISTA MOVIMENTO Otoniel Carneiro Fernandes Mairam Kilder de Lima Costa Júnior Luciana Venâncio A escola é um dos lugares onde as experiências e relações humanas acontecem de forma rica e complexa, proporciona relações diversas com os saberes escolares, professores e colegas de turma que permitem a todos ao longo de sua caminhada, ressignificar e narrar à sua maneira os acontecimentos e sentidos mais importantes. O objetivo é apresentar análise sobre a temática da relação com o saber, que aparece nas publicações em formato de artigos em periódico da área de Educação Física. Tal análise faz parte de pesquisa em andamento na qual se evidencia narrativas de saberes como percurso metodológico principal. O método utilizado foi uma revisão sistemática em periódicos relevantes da Educação Física. Um dos periódicos revisados foi a Revista Movimento, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança – UFRGS. Foram utilizados os descritores: citações a Teoria da Relação com o Saber e referência ao autor Bernard Charlot, sendo encontrados cinco artigos em um total de 616 artigos. A busca foi feita a partir do primeiro número publicado pela revista em 1994 até o mês de agosto de 2018. Há evidências nos achados sobre a relação com o corpo e o sentido dado a esse corpo nas aulas de Educação Física, bem como a relação com o saber e como ele pode ser um mobilizador da aprendizagem, além das narrativas se constituírem como fator de formação docente e compreensão do mundo. Concluímos que há presença de elementos nos artigos encontrados que podem contribuir para valorizar as narrativas que explicitam situações vivenciadas por estudantes e professores da educação básica, além de contribuírem para a construção de diálogos acerca do tema e que podem transformar e ressignificar o aprendizado na perspectiva da relação com o saber. Palavras chaves: Saber, narrativa, aprendizado, experiência

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica