Francisco Carlos Alves de Lima, PERLA ALMEIDA RODRIGUES FREIRE, Clarice Zientarski
Segundo Gorz (2005) as empresas veem se adaptando a “chamada sociedade” do conhecimento, em que o capital valorizado não se restringe ao produto ou a matéria-prima, mas abrange também as competências e conhecimentos do trabalhador. Desse modo, surge a preocupação em valorizar e desenvolver o “capital humano” e a necessidade de pensar o homem em sua “integralidade” (trabalho, lazer, saúde e família). Na compreensão de Nadler e Lawler (1983) o conceito de qualidade de vida no trabalho, faz referência à necessidade de humanizar o ambiente de trabalho com vistas a desenvolver o fator humano relacionado aos processos produtivos, bem como respeito à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores em seu ambiente de trabalho e outras instâncias da vida do trabalhador, que influenciam direta ou indiretamente sobre a forma como executam suas tarefas. Desse modo, a pesquisa em andamento objetiva analisar a relação entre a qualidade de vida no trabalho dos trabalhadores terceirizados do setor de limpeza da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará e a qualidade dos serviços prestados, com foco na terceirização. A metodologia adotada consiste em um estudo de caso no sentido de identificar as condições de trabalho desses funcionários e sua relação com a qualidade dos serviços prestados, tomando como aporte teórico o materialismo histórico dialético. Uma análise no sentido de compreender as relações existentes entre a qualidade da prestação dos serviços e a qualidade de vida dos trabalhadores terceirizados do setor de limpeza da FACED, precisa partir da análise do real, do existente, ou seja, da prática. No decorrer de estudos anteriores, verifica-se a estreita relação da terceirização com a diminuição da qualidade de vida e do trabalho.
Palavras-chave: Qualidade de vida. Qualidade do trabalho. Trabalho. Terceirização.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 3, 2018
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