ABORDAGEM DE AVALIAÇÃO DE USABILIDADE DE APLICATIVOS MÓVEIS ENVOLVENDO USUÁRIOS FINAIS

Autores

  • Giovanna Magda Sousa e Silva
  • TICIANNE G R DARIN
  • Rossana Maria de Castro Andrade

Resumo

Durante o processo de desenvolvimento de um sistema interativo, a avaliação dos critérios de qualidade de uso, em especial a usabilidade, é essencial para garantir que usuários sejam capazes de utilizar o sistema para concluir tarefas com precisão, de forma agradável e prazerosa. A usabilidade afeta a experiência e a satisfação do usuário durante sua interação com a interface do sistema, impactando, inclusive, na eficiência percebida e na segurança de uso do sistema. Assim, antes da finalização do projeto de sistemas interativos, diversos métodos podem ser aplicados para identificar e corrigir problemas de usabilidade, como grupos focais, entrevistas e observação de uso. O presente trabalho tem como objetivo descrever a aplicação de uma abordagem de avaliação de usabilidade proposta para a avaliação de aplicativos móveis, que consiste em duas entrevistas semi-estruturadas, uma sessão de observação de uso e um questionário especializado. A abordagem proposta pode ser aplicada de maneira simples, envolvendo somente dois avaliadores e propõe uma análise de dados simplificada. Para aplicar a abordagem, foram realizadas 10 sessões de avaliação envolvendo usuários de smartphone adultos, não especialistas em tecnologia, A avaliação foi conduzida por um mediador - responsável pelas entrevistas e condução do teste - e um avaliador-observador - encarregado de coletar informações não-verbais. Gravações feitas em áudio e vídeo, bem como anotações em tempo real, serviram de suporte para a análise de dados. Os resultados da análise e interpretação dos dados apontam que a abordagem aplicada permitiu a identificação de problemas de usabilidade relacionados às seguintes categorias: modelo mental, interação, funcionalidades e percepção. Um conjunto de mudanças na interface do aplicativo foi proposto de forma a atender as necessidades dos usuários e corrigir os problemas identificados.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica