ACADEMIAS E PRÁTICAS DE ATIVIDADES AO AR LIVRE: ESPORTE, LAZER E SOCIABILIDADE NOD ESPAÇOS URBANOS

Autores

  • Natasha Martins de Matos Simoes
  • Danyelle Nilin Goncalves

Resumo

Este projeto objetiva realizar uma articulação entre usos, classificações e percepções sobre a vida urbana, tendo como referência o projeto de esporte e lazer Academias ao ar livre e os usos de espaços públicos, como parques e praças, na cidade de Fortaleza. A pesquisa pretende observar a sociabilidade gerada em torno desses espaços que contam com esses equipamentos ou serviços, distribuídos ao longo da cidade. Para isso, pretende captar a percepção e práticas de usuários e de gestores sobre o direito à cidade, esporte e lazer, tendo em vista a busca de uso diferenciado do espaço urbano.A metodologia consiste em estudar as percepções sobre a cidade e as formas variadas de lidar com o espaço público, que serão abordados através de um survey e da observação direta. As duas técnicas registrarão o modo como a pessoas verbalizam sua condição de moradores citadinos e como interagem nos espaços urbanos, em especial no tocante à questão do esporte e do lazer. Realizaremos também ao longo do processo de pesquisa conversações e entrevistas sobre o modo como os moradores percebem suas interações locais e as interpretam no contexto mais amplo da cidade. As entrevistas serão realizadas com uso de roteiros semiestruturados. Convêm ressaltar que as entrevistas serão aplicadas em conformidade com as necessidades evidenciadas pelas incursões etnográficas realizadas nos lugares de investigação.Os resultados alcançados com esse recorte temático podem ajudar a compreender relações de grande complexidade social, como a situação da violência e do consequente impacto do medo na rotina dos moradores de Fortaleza e quais os principais incentivos, reforçados individualmente, mas compartilhados pelos adeptos de práticas de atividades ao ar livre, que os motivam a adotar uma rotina mais saudável por meio de exercícios físicos.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica