ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO E DAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ricardo Lima da Silva
  • Fatima Maria Araujo Saboia Leitao

Resumo

O presente trabalho expõe as atividades desenvolvidas no projeto com as crianças da Educação Infantil, sob a orientação da professora da Turma 5 A. As atividades consistem em observar as crianças no seu dia-a-dia, além do registro das experiências vivenciadas, suas atitudes e participação. Faz-se também a documentação das produções artísticas individuais e coletivas (pinturas, desenhos e recortes produzidos pelas crianças etc). No início das atividades, em um momento chamado diversificado, as crianças brincam nas diferentes áreas da sala, organizadas para propor desafios variados, vivenciando momentos de descontração e proporcionando uma maior interação das crianças com seus pares. Nesse ensejo, aproveitamos para ter um maior contato com cada criança, observando suas formas de agir com os colegas, quais atividades mais as atraem, registrando-as. Buscamos também incentivá-las e orientá-las para as demais atividades do dia. Durante as atividades propostas pela professora às crianças, fazemos os registros das respostas individuais. Quando as crianças estão no parque, momento este marcado por grande agitação e interação social, fazemos a mediação dos conflitos, mostrando sempre a importância do respeito ao modo de ser de cada uma e, nos registros, elencamos os contatos sociais, emocionais e físico-motores das mesmas. Todos os dados organizados em arquivos são utilizados pela professora para percepção do perfil de aprendizagem de cada criança e subsidiam a elaboração dos relatórios. Neste sentido, os registros e documentações contribuem para o professor identificar as necessidades de cada criança e da turma e suas evoluções no decorrer do processo de aprendizagem além de serem utilizados para repensar a prática pedagógica. O contato com os profissionais do local contribui para o exercício de aspectos importantes para a vida de um estudante, como também para um futuro profissional, como responsabilidade, respeito e compromisso.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica