ANÁLISE DA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE SECRETARIADO NO NORDESTE
Resumo
O presente estudo tem como objetivo principal analisar as características, similaridades e peculiaridades existentes entre as matrizes curriculares do curso de Secretariado Executivo ofertado nas Universidades Federais da Região Nordeste, contrapondo-as à recente matriz curricular da Universidade Federal do Ceará (UFC), que foi instaurada em 2018.1, tendo seu projeto político pedagógico (PPP) aprovado em 2017.2. A pesquisa tem caráter exploratório descritivo utilizando abordagens quantitativas e qualitativas. A amostra da pesquisa foi selecionada a partir do banco de dados do E-MEC, composta pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). A tabulação e análise dos dados basearam-se nos eixos de Formação Técnica, Formação Administrativa, Formação em Gestão Tecnológica, Formação Humanística, Formação Básica e Formação Científica que fazem parte do PPP da UFC e estão previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (2005). Os resultados apresentaram o eixo de Formação Técnica como o mais ofertado pelas seguintes universidades UFS, UFBA, UFPB, UFPE, representando, respectivamente 51,08%, 55,5%, 41,35% e 32,5%, porém em porcentagens distintas quando comparadas com a UFC, com 26,66%. Tal resultado evidenciou diversidade na formação do secretariado em função da realidade e necessidades de cada estado. A UFC apresentou maior percentual em Formação Humanística, respeitando assim, o parágrafo único do artigo 3º das Diretrizes Curriculares Nacionais. Conclui-se que a UFC apresenta a matriz curricular mais harmônica tendo a menor variação do número de disciplinas em cada área dentre as instituições analisadas apontando um perfil de interdisciplinaridade, dialogando assim, de maneira concisa com várias áreas do conhecimento.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
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