ANÁLISE DAS RAZÕES PARA O CANCELAMENTOS DE MATRÍCULAS DE ALUNOS NAS OFERTAS DO ISF/UFC

Autores

  • Flaviana Saraiva Fernandes
  • Diana Costa Fortier Silva

Resumo

O Núcleo de Língua Inglesa (NucLI) faz parte do Programa Inglês Sem Fronteiras (IsF), lançado inicialmente pela Secretaria de Ensino Superior, SESU/MEC, com apoio da CAPES, para atender às demandas do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Hoje, após o encerramento do CsF, o NucLi é responsável por duas ações do Programa IsF: (i) ofertar cursos presenciais de língua para fins acadêmicos, e (ii) realizar o acompanhamento online dos alunos que cursam o My English Online, curso que serve de porta de entrada para os cursos presenciais do IsF. Os professores do NucLi são alunos regulares dos cursos de Letras Inglês supervisionados e orientados por coordenadores pedagógicos do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução (DELILT). Atualmente, o NucLi conta com 9 (nove) professores-bolsistas em Fortaleza, um em Sobral e uma em Quixadá; dois coordenadores pedagógicos e uma coordenadora geral. Ocorrem avaliações formativas ao longo de cada curso e ações são tomadas periodicamente para melhorar a oferta de cursos e atender a demanda de internacionalização da UFC. Baseados nessas ações para melhoria do programa, levantamos alguns questionamentos sobre como atender à demanda de cada oferta de maneira eficiente e que forma a facilitar o processo de ensino-aprendizagem para todos os participantes. Uma dessas questões são as razões para os cancelamentos de curso que o programa recebe a cada oferta. Os dados foram coletados a partir de e-mails de cancelamento enviados pelos alunos; analisamos os motivos para o cancelamento, como, por exemplo, a incompatibilidade entre os níveis linguísticos dos participantes que cancelaram e os níveis dos cursos ofertados e o fato de que estes últimos por vezes contemplam temas que não são de interesse do nosso público.Os resultados preliminares apontam para uma grande variedade de razões para os cancelamentos que vão além das explicitadas acima, e que têm um forte impacto negativo sobre a taxa de sucesso dos cursos IsF.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica