ANÁLISE DE RISCO NA EVASÃO DA UFC
Resumo
Conseguir modelar o risco de desistência de alunos, de forma precoce, com base em algum modelo estatístico, trás vantagens para a UFC devido ao grande prejuízo da evasão discente. Desse modo, o objetivo do presente trabalho, é elaborar uma ferramenta que ajude a predizer quais alunos são mais sujeitos a desistir, indicando que os mesmos precisam de maior acompanhamento. Dado que atualmente a evasão discente ocorre já nos primeiros semestres, as notas de cada uma das áreas de conhecimento abordados no ENEM foram utilizadas como ferramentas de avaliação, além disso a área escolhida por cada aluno também foi levado em consideração. Cada uma dessas áreas de conhecimento foi utilizada como um classificador, gerando para os alunos o status de desistente ou não desistente. O procedimento de classificação se baseia na utilização de um ponto de corte nesta nota. Basicamente, se a nota de um determinado aluno for maior do que esse ponto de corte o mesmo será classificado como não desistente caso contrário como desistente. Para o ajuste do melhor ponto de corte foram construídas medidas para avaliar o número de acertos dos delimitadores, que determinam a sensibilidade e especificidade deste. O intuito do modelo, portanto, é encontrar um ponto de corte ótimo. Para isso, dentre as medidas utilizadas, uma ferramenta amplamente discutida na literatura, a Curva ROC, que consiste na apresentação da mudança nos valores de especificidade e sensibilidade para diferentes pontos de corte, foi utilizada. Além disso, um procedimento mais interessante foi o da elaboração de classificadores ainda mais eficientes, resultante da combinação linear de classificadores com capacidades sensitivas distintas, o método por trás dessa combinação é feito com base na curva ROC. Dado a não existência de outras variáveis que podem afetar os resultados, tais como condições socioeconômicas, os modelos apresentaram uma sensibilidade apenas levemente eficiente. Agradecemos ao CNPq pela bolsa recebida.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
XXXVII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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