ANÁLISE DOS MOTIVOS PARA O CANCELAMENTO DE MATRÍCULAS DE ALUNOS NAS OFERTAS DO ISF/UFC

XXXVII Encontro de Iniciação Científica

Jadeh Rodrigues Araujo, Diana Costa Fortier Silva

O Núcleo de Língua Inglesa (NucLi) faz parte do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF), lançado pela Secretaria de Ensino Superior, com apoio da CAPES, para suprir as demandas do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF). O NucLi é responsável por importantes ações do Programa IsF, tais como a oferta de cursos presenciais para alunos e servidores, e seus professores são alunos da universidade, supervisionados e orientados por coordenadores pedagógicos do Departamento de Estudos da Língua Inglesa e suas Literaturas e Tradução (DELILT). Além disto, o NucLi realiza o acompanhamento online de alunos que cursam o My English Online – curso responsável pela emissão de atestados de nível de proficiência aceitos pelo MEC. Os cursos do NucLi/UFC se tornaram bastante requisitados, o que é perceptível pelo elevado número de turmas formadas a cada nova oferta. Contudo, há também um substancial índice de cancelamento de matrículas após o início das aulas. Desta forma, o presente estudo tem por objetivo analisar os motivos dos cancelamentos de matrículas referentes às ofertas 2 (dois), 4 (quatro) e 5 (cinco) de 2018. Em particular, interessou-nos verificar até que ponto a discrepância entre o nível linguístico real dos inscritos e o nível solicitado pelos professores durante a realização das atividades dos cursos impacta na decisão de cancelar a matrícula por parte dos alunos. Percebemos, após a análise dos dados, que essa discrepância é significativa e resulta em uma parcela importante dos cancelamentos efetuados. Esses dados fundamentarão a execução de medidas em prol da diminuição dos cancelamentos e, consequentemente, o fortalecimento dos cursos oferecidos pelo NucLi/UFC.

Palavras-chave: NucLi. IsF. cancelamentos. cursos IsF.

Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 3, 2018

878