Gabriela Gomes Soares Rezende, LUCAS TITO PEREIRA SOBREIRA, Flavio Jose Craveiro Cunto
Mais de um milhão de pessoas morrem a cada ano devido à acidentes de trânsito. Diante deste dado, percebe-se a necessidade de uma maior dedicação no ato de reduzir o risco de acidentes deste cunho. Entender o comportamento das condições de fluxo e dos atores deste cenário, a fim de que se promova condições de tráfego mais seguras e confortáveis para cada local é fundamental, sendo este o foco principal dos estudos na engenharia de tráfego. O advento de novas tecnologias de monitoramento e controle de tráfego permite o desenvolvimento de estudos mais robustos de segurança viária, a partir da obtenção de dados de tráfego desagregados em intervalos de 1 a 15 minutos ou até em tempo real. Entretanto, com a aplicação desse tipo de dado demanda um melhor conhecimento sobre a precisão do horário de reportagem dos acidentes. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise entre os tempos reportados dos acidentes e perturbações nas condições de fluxo em interseções semaforizadas. A perturbação no fluxo veicular foi detectada a partir de oscilações na velocidade com utilização de algoritmo e validada com uma análise visual. Os resultados mostraram uma diferença média de 17 minutos entre a reportagem e a ocorrência da perturbação com desvio padrão de 24 minutos. Verificou-se, também, que acidentes com feridos e fatalidades tendem a apresentar maior precisão comparados aos sem vítimas.
Palavras-chave: transportes. segurança viária. engenharia de tráfego. acidentes.
Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 3, 2018
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