ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS NO FACEBOOK: REGISTRO

Autores

  • Renato Souza Lopes
  • MARIA MARGARETE FERNANDES DE SOUSA
  • MARIA CILÂNIA DE SOUSA CALDAS
  • ALESSANDRA DE MELO FERREIRA
  • Maria Margarete Fernandes de Sousa

Resumo

Com o crescimento da internet como meio de comunicação e a consequente utilização de suportes digitais para a veiculação de textos, tornou-se notório o acréscimo no número de anúncios publicitários nas redes sociais, como Instagram, YouTube e, em especial, Facebook, recorrendo a diversos recursos de construção, os quais podem permitir a caracterização de tais textos como um novo gênero inserido em uma colônia do discurso publicitário. Isso vai ao encontro do que propõem Martin e Rose (2008), os quais afirmam que, da mesma forma que o contexto cultural (gênero em meio social) determina a concretização de um texto, cada texto manifestado gera mudanças na cultura em que se insere, condicionando o gênero e possibilitando sua evolução. Para uma melhor compreensão dos anúncios publicitários veiculados no Facebook, desenvolveu-se este trabalho, vindo de um projeto que dá prosseguimento aos estudos sobre gêneros discursivos produzidos no GETEME (Gêneros Textuais: Perspectivas Teóricas e Metodológicas), conduzido pela professora Maria Margarete Fernandes de Sousa. Tem-se, como objetivo, analisar as variáveis de registro: o modo, as relações e campo, para, numa futura fase do projeto, traçar a Estrutura Genérica Potencial (EPG), conceito proposto por Halliday e Hasan (1989), para tais textos virtuais, já que ambos, a EPG e o registro, estão, segundo Motta-Roth e Herbele (2005), intimamente relacionados. Nesta fase do projeto, o corpus foi formado por 15 anúncios, retirados de 5 páginas de Facebook, referentes às marcas Havaianas, Estrela, Itaipava, Pampers e Natura, isto é, coletaram-se e analisaram-se 3 exemplares de cada marca. Cada anúncio foi descrito e analisado no que tange às variáveis do registro, para que, nas fases vindouras do projeto, facilite-se o estabelecimento da EPG para esse tipo textual. Dentre nossas considerações parciais, pudemos constatar que os anúncios analisados dispõem de elementos particulares à plataforma virtual que lhes dão um caráter singular.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica