APLICAÇÃO DOS MODELOS FAMA-FRENCH E CAPM: UM ESTUDO DE CASO PARA O MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO.

Autores

  • Fatima Rebeca Gomes de Araujo Pires
  • PAULO ÍCARO BARROS RODRIGUES DA COSTA
  • Vitor Borges Monteiro

Resumo

Saber o quanto requerer por aplicar em um investimento que apresenta certo grau de risco é um fator imprescindível na tomada de decisão de um investidor no mercado acionário. Este deve dispor de ferramentas que o auxilie a conseguir o maior retorno condicionado ao risco que ele considera aceitável. Assim, o objetivo desse estudo foi avaliar a capacidade do modelo de precificação de ativos Fama-French em explicar os retornos de portfólios, compostos de ações negociadas na bolsa de valores de São Paulo no período entre julho de 2008 a junho de 2017, frente ao modelo Capital Asset Pricing Model (CAPM), que tem como único fator de explicação o prêmio de risco de mercado. Basicamente, o modelo Fama- French incorpora dois fatores ao modelo CAPM, sendo estes associados ao tamanho da empresa, em valor de mercado, e a razão entre seus valores contábil e de mercado. Aos modelos foi integrada a hipótese de presença de heterocedasticidade nos retornos dos portfólios, motivando a abordagem dos modelos Autorregressivos de Heterocedasticidade Condicional (ARCH) de modo a tratar uma possível volatilidade nas séries de retorno. Assim, foram estimados modelos considerando a presença de heterocedasticidade, via ARCH, e modelos considerando a ausência desta, estimados por mínimos quadrados. O critério ajustado foi usado para indicar qual modelo melhor descreveu os retornos das carteiras. Os resultados encontrados indicam que o modelo Fama-French possui superioridade em relação ao modelo CAPM em se tratando da capacidade de explicar os retornos das carteiras. Além disso, os modelos que consideravam a presença de heterocedasticidade não se mostraram melhores que os modelos que não levavam essa hipótese consigo. Em conclusão, a adição dos fatores associados ao tamanho e a razão entre valor contábil e valor de mercado de empresas no modelo Fama-French, implica, de modo geral, na melhora da capacidade deste em descrever as séries de retornos dos portfólios elaborados.

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

XXXVII Encontro de Iniciação Científica